terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estilo Retro

O estilo retro é formado por peças que marcaram os anos 50, 60 e 70.
Além das cores impactantes como, o laranja, o vermelho, o cor-de-rosa, o amarelo, o verde, o azul e lilás, os móveis desse estilo, constumam serem baixos, retos e de pernas alongadas.

Foto extraída do blog www.superativa.blogspot.com

Observe que a mistura das cores, textura e formas, podem e devem ser utilizadas, os movéis baixos e de formas alongadas, auxiliam ao ambiente não ficar puluído e sufocante.
Apesar de sua carácteristica descolada e aparentemente despreocupada, este estilo preza por peças que possam passar os tempos, que sejam práticos e funcionais.

Imagem extraída do blog http://www.de-cas-nova.blogspot.com/

Na cozinha os eletrodomésticos são as peças chaves, arrendondados e coloridos, eles viram o centro das atenções.
A madeira não trabalhada, os cromados, espelhados, lamé e linóleo são os materiais chaves e não há qualquer receio em misturar tudo, sejam formas, texturas, padrões ou cores.
As texturas desse estilo são tão piscodélicas quanto suas cores: Plástico, vinil, missangas, rendas, felpo e outros, a mistura de varios ou todas as texturas possivéis nesse estilo é sempre bem vinda.
As paredes resvestidas quase sempre com papeis de paredes estampados, podem ser pintadas, porém deve-se optar por cores claras, mas excluir o branco.
Imagem extraída do site www.carolmartinionline.com.br

As peças decorativas são chamativas e coloridas, quadros de formas geométricas, ilustrações vintage*, silhuetas, imágens antigas de filmes e personalidades da época, discos de vinil, espelhos grandes ou grupos formando um painel.
Apesar de todas essas características, hoje em dia o estilo retrô não precisa ser tão literal, adicionando uma peça retro em qualquer outro estilo, por ser exuberante ela chamará atenção e o ambiente ficará com esse ar descolado do retro.

* vintage - Releitura dos estilos dos anos 20 aos 60, para alguns até mesmo os anos 70 e 80 podem ser considerados vintage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário