quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Decorando com Música

Agora que já vimos alguns estilos de decoração e também como escolher o melhor para o ambiente que se quer decorar, vamos começar uma série de dicas de como transformar sua inspiração em decoração em vários estilos diferentes.

Uma forma que podemos utilizar para nos inspirar é a música, observe esta música da Marisa Monte e como iremos transformá-la em decoração.

Vilarejo
Marisa MonteComposição: Marisa Monte, Pedro Baby, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes
Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá

Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção

Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

Na primeira parte da música, utilizaremos o destaque do vento arejando o ambiente. Como a música passa esse ar bucólico de um vilarejo com linda paisagem, transformaremos essa estrofe em cortinas leves e fluídas, com cores suaves e claras, o que trará luz natural ao ambiente e a sensação de bem estar.

Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Imagem extraída do site www.fotosdecasa.info

Uma cortina bacana, seria esta em ouro velho, temos um voil na parte superior, que traz iluminação e leveza e uma seda no barrado no mesmo tom, que trás brilho e que remete a linha do horizonte em que a música fala.
Imagem extraída do site www.indesigne.com.br

A palavra chão nos remete ao tapete, que em tons terrosos passa o ar simplório de um vilarejo, porém com destaque de uma estampa, de preferência floral e também dourada, para conversar com a cortina, o que irá dar harmonia e arremate ao ambiente.

Nesta segunda parte da música, a inspiração veio para a estante, mesinha de centro e outros objectos que nos remetesse a sensação familiar. A parte em que diz: “lá o mundo tem razão” transmite conhecimento, informação, por isso investiremos em livros expostos. Na parte: “terra de heróis, lares de mãe”, a inspiração veio em recordação, objectos fotos e outros que transmitam a sensação de família.

Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá
Imagem extraída do blog www.cafofofino.blogspot.com

A estante meio que em módulos individuais, utilizando a parede como parte integrante, trás equilíbrio e suaviza o ambiente, a mesa preta contratante, trás elegância e por ser baixinha, amplitude.

Todos os objectos e livros trazem o aconchego necessário, podemos brincar adicionando pequenas coleções na estante, o que trará mais vida para a sala, quase um paraíso particular.

Nesta próxima estrofe, a inspiração veio na parte de proteção, companheirismo, alimento, então nada melhor do que investir em uma foto que simbolize estas sensações, se a foto pertencer ao dono da casa, melhor ainda, nós livramos da impessoalidade e damos um charme único ao ambiente.

Por cima das casas, cal
Frutas em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Imagem extraída do blog www.mari-maucantinhodesonhar.blogspot.com
Imagem extraída do blog

As imagens em preto e branco, trazem a personalidade de lembrança, assim como fotos coloridas envelhecidas, esse tipo de imagem trás acalanto, que é a sensação dessa estrofe.

Imagens que contenham crianças trazem doçura e aconchego.

Para a próxima parte da música, iremos trabalhar o sofá. No pedaço em que diz: “toda gente cabe lá Palestina, Shangri-lá”, Nos remete a ter espaço para muita gente, seja a própria família ou convidados, o sofá tem de ser espaçoso.

O sofá neste caso deve ter uma densidade boa, que traga conforto, porém não dá para serem aqueles que são tão fofos que um só deita e toma conta de tudo. Um sofá cama também é uma boa interpretação para a estrofe, pois quem chega, também pode ficar.

Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa.
Imagem extraída do blog www.grandereforma.blogspot.com


Este sofá roxo esta lindo, o roxo trará cor para esse ambiente, sem falar que essa é uma das cores da nobreza, o que trás um ar descolado e ao mesmo tempo evoluído do ser.

Na parte em que a música diz: “vem andar e voa”, podemos interpretar em não abarrotar nossa sala com peças inúteis ao ambiente, é necessário ter espaço livre para a circulação no ambiente.

Com a próxima estrofe, podemos remover os relógios do ambiente, sua sala será um lugar aconchegante, onde o tempo pode esperar, as pessoas terão vontade de ficar mais e mais.

Móveis baixos auxiliam a circulação do ar que é primordial em uma casa com este ambiente bucólico.

Se tiver alguma religião podemos também adicionar um pouquinho dela aqui, cuidado para não exagerar, é uma sala não um templo.

Não deixe uma bíblia aberta no meio da sala, é cafona de mais. Se forem utilizar santos, utilize apenas um e procure uma imagem que as cores conversem com o ambiente, se forem adicionar quadros de imagens, cuidado para não abusar da moldura, é necessário criar harmonia no ambiente, prefira sempre pintura, deixe as fotos para os momentos de lembranças familiares.

Buda, elefante, potinhos de sal e outros, podem ser adicionados, mas sempre com parcimônia.

Lá o tempo espera
Lá é primavera
Portas e janelas ficam sempre abertas
Pra sorte entrar

Finalizamos a decoração e a música trazendo plantas e flores para dentro da casa, garrafas de vinho com singelas flores, ou vasos com lindos arranjos arrematam qualquer decoração.
Imagem extraída do site www.lojaskdblog.com.br

Em todas as mesas, pão
Flores enfeitando
Os caminhos, os vestidos, os destinos
E essa canção

Tem um verdadeiro amor
Para quando você for

Esta decoração esta voltada mais para o estilo clássico, porem podemos utilizar qualquer estilo, com a mesma música.

Lembrando que cada um tem sua própria vivência e sentimentos diversos sobre um determinado assunto, no caso música, por isso quando for buscar qualquer forma de inspiração tente criar uma decoração e recria-la um tempo depois, quando o seu momento sentimental for diferente do actual, pois sua decoração pode mudar completamente.

Os próximos posts irão retratar outras formas de inspiração.

Caso tenha alguma sugestão, dica ou dúvidas pode enviar como comentário que estarei respondendo e ajudando no que for possível.

www.nutrinews.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário