quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pop Art na Decoração

A pop Art foi um movimento da década de 50 que deu inicio no Reino Unido e nos Estados Unidos, visando ser uma crítica à massificação do consumismo capitalista, seu principal artista é Andy Warhol que marcou sua identidade pintando ídolos da música e do cinema.

Imagem extraída do site www.itspop.com.br

 
A imagem de Marilyn Monroe ficou marcada, virando um dos principais simbolos da pop art. Quadros como o da imagem a cima atualmente são recriados com fotografias pessoais e expostos como quadros de art na decoração.
Tendo com base as histórias em quadrinhos, figuras do cinema, imagens de embalagens e outros, a pop art se reproduzia com cores vibrantes e formas bem definidas.
No Brasil ela sofreu uma subversão, pois foi utilizada como um instrumento de denúncia política e social.
Como esse tipo de art acabou se popularizando e abrindo a art para as massas, sua intenção foi por água abaixo, pois acabou virando objetos caros do consumo capitalista.
Existem vários artistas hoje em dia que reproduzim essa arte de forma repaginada, que é o caso do Romero Brito, que apesar de não ter uma intenção de protesto, sua obra tem as carácteristicas estéticas de uma pop art.
Imagem extraída do blog www.fazendaaartes.blogspot.com

As obras de Romero Brito, caem bem em qualquer ambiente, mas em quartos infantis é impossível resitir, pela sua alegria e suavidade.
A decoração como forma de expressão também aderiu o conceito da pop arte, tanto tendo criações desses artistas em sua concepção, como também uma releitura das carácterísticas principais na sua composição.
Imagem extraída do blog http://www.arquiteturadecoracaomichelleff.blogspot.com/

A Imagem com um toque de quadrinho, deu a parede vida e personalidade, mesmo contendo duas portas o painel se impôs trazendo toda a criatividade urbana para o ambiente sem perder a placides de um lar.
Imagem extraída do site www.itspop.com.br

A poltrona Prince Comic da marca italiana Modá, é uma releitura do estilo provençal com a pop art. Ela tem elegancia  e atitude, servindo de coringa até mesmo em uma decoração mais contida, devido não ser tomada de cores fortes, o que é comum na pop art.
Imagem extraída do site www.casalouca.com.br

O quarto acima possui uma obra clássica desse estilo, que é a reprodução da embalagem de sopa Campbell, porém mesmo que não possuísse essa imagem o qarnto ainda traria uma pegada de pop arte, devido suas cores contrastantes e as texturas urbanizadas como a parede tipo ladrilho atras da cama, as almofadas com letras e a cortina com uma leve pintura no voil.
Como já compreendemos trazer a pop arte para dentro da decoração, não precisa ser de forma tão literal que tenhamos que ter objetos marcantes dessa art, mas podemos recriá-los de forma inovadora e perspicas.
Imagem extraída do site www.identidadeliquida.wordpress.com

Observe essas geladeiras, cores fortes e marcantes, elas por si só dão esse ar de pop art, não é necessário ter o rosto da Elvis, para marcar tal concepção.
Podemos criar essas imagens nas geladeiras com vinil, não estraga a pintura abaixo e trás vida nova a cozinha.
Imagém extraída do site www.trends4ladys.wordpress.com

Este quarto trás o rosa como cor predominante, mas a bandeira do Reino Unido estilizada ao fundo é o que dá o tom de pop art a este quarto, que sem a mesma, traria apena um ar romantico.
Não é preciso muito para aderir a uma nova perspectiva artistica em sua deoração, mas é necessário ter personalidade e estilo, se não a decoração não reflitirá quem você é e o que pensa. Mais do que uma forma de expressão a pop art deve gerar sempre reflexão.

2 comentários:

  1. oi Victor

    Parabéns pela ótima postagem!!!
    Já virei seguidora também!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor! muito bacana! já sou sua seguidora. Convido vc a conhecer meu blog www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir